A Cantar desde 1961.

CORO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA

O Coro da Universidade de Lisboa (CUL) constitui, a par do Coro de Câmara da Universidade de Lisboa (CCUL), um dos núcleos corais inserido desde o ano de 2015 na Associação Coral da Universidade de Lisboa (ACUL), associação cultural sem fins lucrativos, de caráter artístico e pedagógico, que se desenvolve através da promoção de ações de ensino e formação na área da música e no âmbito da criação e produção artística.

O atual Coro da Universidade de Lisboa resulta da fusão entre o antigo Coro da Universidade de Lisboa (fundado em 1961) e o Coro da Universidade Técnica de Lisboa (fundado em 1980), no ano de 2014. Este novo coro herda assim toda a rica história musical dos dois coros que se uniram para o fundar.
O repertório do Coro da Universidade de Lisboa é eclético, abrangendo obras medievais, renascentistas e obras de autores contemporâneos, de cariz erudito, mas também tradicional e de caráter ligeiro.
Destaca-se, na sua atividade, o esforço colocado na divulgação dos autores portugueses, em eventos nacionais e internacionais.

Da sua atividade mais recente contam-se os seguintes programas: Richte mich, Gott (Psalm 43, Felix Mendelssohn), Carmina Burana (Carl Orff), Discursos de Emoção, Sinfonia de Dialectos, Missa em Ré Maior de Dvorak, Puer Deus (Música de Natal do Renascimento e Séc. XXI), Gott sei mir gnädig (Johann Kuhnau), Selig sind die Toten (H. Schütz) para além de diversos concertos temáticos e da habitual colaboração com a Orquestra Sinfónica Juvenil na anual Gala de Ópera.

MAESTRO

Eduardo Martins

Natural do distrito de Aveiro, completou o curso de piano no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro. Mestre em Direção Coral, vertente Ensino da Música pela Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), trabalhou com os professores Paulo Lourenço, Vasco Azevedo e Alberto Roque. Dirigiu vários coros entre os quais o Coral de Letras da Universidade de Coimbra, o Grupo Coral Laudamus – Ovar, o Coro Sacro e Coro de Câmara da ESML, e ainda o Coro Tejo em Lisboa.

Atualmente dirige o Coro Polifónico Eborae Musica – Évora (com o qual obteve 1.º prémio na categoria sacra e prémio de excelência na seleção de repertório no VIII Festival Coral de Florença - Itália) e o Grupo Coral ViVaVoz – Oeiras.

Participa regularmente como cantor ou pianista em vários projetos musicais, entre os quais o Officium Ensemble (dedicado à interpretação de polifonia renascentista) ou como cantor nos projetos do mpmp (movimento patrimonial pela música portuguesa).

Leciona ainda aulas de Formação Musical e Coro no ensino especializado da Música – Escola de Música N. Sra. do Cabo - Linda-a-Velha - Oeiras. É Diretor Artístico do Coro da Universidade de Lisboa desde Janeiro de 2016.

ACUL - Associação Coral da Universidade de Lisboa | direcao.acul@ulisboa.pt

website builder. Create your website today.