CORO DE CÂMARA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA
O Coro de Câmara da Universidade de Lisboa é fundado em Maio de 1997 pelo então diretor artístico, Maestro José Robert, tendo como maestro assistente Pedro Teixeira. Desde 2010 é dirigido pelo maestro Luís Almeida.
Do repertório do coro destacam-se várias primeiras apresentações nacionais, como a Bendita Sabedoria de Heitor Villa Lobos, Pai Nosso de Janacék, Réquiem para seis Vozes de Duarte Lobo e a Missa Brevis de Kodaly. Tem promovido também um trabalho de divulgação de jovens compositores portugueses, apresentando em primeira audição mundial a Missa Brevis em Memória de Aristides de Sousa Mendes, de Sérgio Azevedo e Díptico Mariano de Eurico Carrapatoso, dedicado ao CCUL e interpretado no Concerto Comemorativo do 10º aniversário do Coro.
Participou em diversos festivais, nomeadamente no Festival dos Cem Dias, no âmbito da Exposição Mundial de Lisboa (1998), Festival Mundial de Coros de Puebla, México (2001), Semana Coral Internacional de Álava, Espanha (2002), Festival de Inverno de Sarajevo (2003), Festival Música em São Roque, Festival de Música de Santarém, Jornadas Internacionais “Escola de Música da Sé de Évora”, Festival Internacional de Música de Tomar, Ciclo de Música Acústica de Cascais, Festival Cistermúsica, Festival Corolário (2011) - no qual recebe uma menção honrosa pela apresentação, em estreia mundial, de Manta de Poemas de Silvia Mendonça - e no IX Cantemus Festival na Hungria (2012). Já se apresentou na Fundação das Casas da Fronteira e Alorna, Centro Cultural de Belém, Palácio das Galveias, Sé de Lisboa, Basílica de Mafra, Igreja de São Roque, Culturgest e Aula Magna, bem como noutras localidades em todo o país.
Das parcerias com o Coro da Universidade de Lisboa, destacam-se a Missa em Ré Maior de Dvórak, Catulli Carmina de Carl Orff, a cantata ecológica Summer Sunday, O Pequeno Dicionário do Menino Jesus de Fernando Lopes-Graça - esta última obra sob a direção do maestro Jean Sébastien Béreau - e a Mass of the Children de John Rutter, com o Coro Infantil da Universidade de Lisboa e o Coro da Universidade de Lisboa.
MAESTRO
Luís Almeida
Luís Almeida é mestre em Direção Coral da Escola Superior de Música sob a orientação de Paulo Lourenço, tendo obtido o grau de licenciatura sob a orientação de Vasco Pearce de Azevedo.
Em 2002 cria o ensemble vocal Capella Mundi com o qual interpretou Petite Messe Solennelle de G. Rossini, Requiem de G. Fauré, Messe de Paul Hindemith, Charles Ives, Richard Rodney Bennett, Frederick Piket, H. M. Górecki, J. Tavener, dedicando especial importância à interpretação de obras de compositores portugueses como E. Carrapatoso, J. Braga Santos, F. Lopes-Graça e L. Freitas Branco.
Participou na Ópera Infantil “A Floresta” de Eurico Carrapatoso na Covilhã e Castelo Branco, atuou na Festa de Música de 2009 e 2010 no atelier “Cantar Juntos”. Com Manon Marques foi co-autor do projeto “Eras de Amor”, apresentado no CCB em 2013.
Entre 2010 e 2014 dirigiu o Coro da Universidade de Lisboa (CUL) e o Coro de Câmara da Universidade de Lisboa (CCUL), com os quais desenvolveu programas diversificados em termos de época e estilo.
Entre 2016 e 2019 dirige o Coro Miosótis e o Coro da Terra onde realizou projetos de música tradicional portuguesa e brasileira. Com o Coro Miosótis estreou Ética, Op.51 de José Eduardo Rocha. Atualmente dirige o coro Vozes da Terra, o Coro e meio e o Coro e Banda do Espaço Briosos de Alvalade, é membro do Ensemble Carmin'Antiqua e é diretor artístico do Coro de Câmara da Universidade de Lisboa desde 2010.